Publicado o decreto estadual que suspende uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos na Bahia

Uso da máscara segue obrigatório em alguns ambientes abertos como filas, feiras e corredores comerciais

Após o anúncio feito pelo governador Rui Costa da suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos em toda a Bahia, o decreto que oficializa a medida foi publicado na noite de sábado (3) no Diário Oficial do Estado.

De acordo com a publicação, a determinação é válida para espaços com ventilação natural e onde deve ser observado o distanciamento social adequado.

O uso de máscaras de proteção contra o coronavírus segue obrigatório em transportes públicos, como metrô, ônibus, lancha e ferry boat, e os locais de acesso para esses equipamentos, como estações de embarque.

A máscara também segue obrigatória em hospitais e demais unidades de saúde, como clínicas, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e farmácias, além de shopping centers, bares e restaurantes; teatros, cinemas e museus; igrejas e outros templos religiosos; escolas e universidades.

Também de acordo com o decreto, o uso de máscaras segue obrigatório, mesmo que em lugares ao ar livre, em filas de atendimento de serviços públicos ou privados; em ruas que funcionam como corredores comerciais e em outros lugares com características semelhantes, com intensa interação entre pessoas, como feiras livres.

O decreto ainda recomenda que idosos, imunossuprimidos e gestantes, ainda que vacinados contra o Coronavírus, mantenham o uso de máscaras como garantia de proteção.

Para os eventos em ambientes fechados, as determinações anteriores, com uso de máscara e acesso exclusivo para pessoas vacinadas contra a Covid-19, seguem valendo.

Prefeito de Salvador comemora medida

Logo após o anúncio do governador Rui Costa, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, suspendeu o uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos na capital baiana.

O prefeito comemorou a medida e disse que esse é mais um passo para que a população retorne à rotina pré-pandemia.

"Fico feliz com essa medida, algo que já vinha defendendo há algum tempo para Salvador, devido às condições favoráveis e seguras que a capital baiana oferece para isso, diante da baixa no número de casos e do avanço da vacinação na capital. Acredito que esse é mais um passo importante para ficarmos livres de vez do coronavírus, mas ainda é necessário que a população colabore utilizando a máscara em ambientes fechados e, mais do que nunca, que procurem os postos de saúde para completar o ciclo vacinal e preservar a própria vida e a de todos", ressaltou Bruno Reis.

Na manhã deste domingo, primeiro dia de validade da determinação, muitas pessoas ainda seguiam com uso de máscara nas ruas Salvador.

Anúncio foi feito sábado

O anúncio da suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras no estado foi feito pelo governador da Bahia, Rui Costa, na manhã de sábado (2), na cidade de Brejões, no sudoeste, onde ele esteve para assinar convênios para obras de infraestrutura.

De acordo com Rui, a decisão foi tomada após reunião com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ocorrida na noite de sexta-feira (1º) e outros detalhes constarão em decreto que deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado. Como ainda não foi assinado o decreto, a medida ainda não está em vigor.

"Hoje, a gente assina o decreto liberando o uso de máscaras em áreas abertas e daqui por diante esperamos contar com vocês pra seguir com a vacinação. Permanece, o uso [das máscaras] em ambientes fechados, principalmente em áreas confinadas como ônibus, metrô, elevador, enfim...em locais onde o vírus se transmite mais facilmente", disse o governador Rui Costa.

Cidades anteciparam medida

Antes mesmo do anúncio do governador, prefeituras de 12 cidades baianas já haviam determinado a suspensão do uso obrigatório de máscaras em espaços abertos. A última a adotar a medida foi Alagoinhas, a cerca de 160 km de Salvador, cujo anúncio foi feito na sexta-feira.

Além disso, Vitória da Conquista e Porto Seguro liberaram o uso da máscara em quaisquer ambientes, sejam eles abertos ou fechados.

Fonte g1 Bahia